Sobre

Idealizado pelo artista Subtu, o Revivarte é uma iniciativa independente que utiliza a arte como ferramenta de transformação social de espaços urbanos. Iniciado em 2013, contemplado pelo Programa para Valorização de Iniciativas Culturais (VAI) de São Paulo, o projeto tem o objetivo de levar mais cor e vida para comunidades da cidade de São Paulo, além de melhorar a autoestima de seus moradores e promover, com as galerias a céu aberto, novos espaços de convivência.

A primeira edição, realizada em 2013, aconteceu no Conjunto Residencial Parque do Gato, na região central da cidade. Foram realizados 15 murais nas empenas cegas dos prédios, além de um mutirão de revitalização do local – com suporte do Oásis Parque do Gato – e diversas oficinas para crianças e jovens do local. Nessa ação participaram os quatro artistas integrantes do Projeto: Fel, Mundano, Rmi e Subtu

Na segunda edição, em 2014, foi criado o 1º Edital Revivarte de Arte Mural, visando selecionar 6 artistas para participarem do projeto com a realização de um mural cada. Tivemos 87 inscritos, após uma comissão de avaliação do Projeto Revivarte que selecionou 15 projetos, coube a comunidade votar e definir os artistas participantes: André Firmiano, Apolo Torres, Enivo, Goms, Iskor e MEV CREW,  somando mais 11 prédios pintados, num total de 26, consolidando o Parque do Gato como a maior concentração de painéis de grande escala da América Latina.

Em 2015 o projeto foi contemplado mais uma vez pelo VAI, dessa vez na segunda categoria, possibilitando a presença em dois lugares diferente: o tradicional Parque do Gato e, como novidade, a comunidade do Cingapura Água Branca.

Além das pinturas nas empenas com o 2º Edital Revivarte de Arte Mural, foram realizadas oficinas com os moradores de ambas comunidades, além de diversos cine-debate e intervenções artísticas.

Ao final do da 3ª edição, foi lançada uma publicação contando a história do Revivarte. Acesse aqui e confira!

Anúncios